segunda-feira, 7 de novembro de 2011

OREMOS PELOS INDÍGENAS DO BRASIL


OREMOS PELOS INDÍGENAS DO BRASIL

O Brasil indigena é formado por 228 etnias conhecidas e oficialmente reconhecidas, 27 isoladas, 10 parcialmente isoladas, 9 possivelmente extintas (sem comprovação conclusivas, 41 ressurgidas e 25 ainda a pesquisar, totalizando 340 grupos. A população aproximada em 2010 é de 616.000 indigenas. Dentre estes, 52% habitam em aldeamentos e 48% em regiões urbanizadas ou em urbanização. Cerca de 60% da população indigena brasileira habita a Amazônia Legal, composta pelos estados do Amazonas. Acre, amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão. A partir das leituras de movimentos demográficos, porém, esgtima-se que em 5 anos o número dos que vivem em aldeias será equivalente aos que vivem nas pequenas e grandes cidades. A partir de 2015 a quantidade de indigenas habitando centros urbanos será, certamente, maior e em gradural aumento. Neste universo de diversidade e multiculturalidade encontram-se as 121 etnias pouco ou não evangelizadas. São aquelas a que o evangelho de Cristo, ainda nao chegou, ou foi comunicado apenas a uma parte do grupo. Este têm sido um dos alvos de oração e também de esforço missioário. O DAI-AMTB (Departamento de Assuntos Indigenas da Associação de Missões Transculturais Brtasileiras) reúne 41 agências missionárias filiadas, as quais abrigam missionários vinculados a mais de 120 diferentes denominações evangélicas. Juntamente com outros movimentos parceiros, como o CONPLEI 9Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indigenas), há uma crescente atenção neste presente desafio de comunicar o evangelho de Cristo aos que ainda não o conhecem.

MOTIVOS DE ORAÇÃO:

1. Pelos grupos indigenas do Brasil e os complexos processos de manutenção de identidade, lingua e cultura em meio a uma sociedade envolvente.

2. Pelas graves carências sociais, especialmente em educação, saúde e subsistência, que atingem mais de 70% dos grupos indígenas em nosso país.

3. Pelos 37 grupos vivendo em risco de extinção.

4. Pelos 121 grupos pouco ou não evangelizados, para que ouçam a respeito de Cristo.

5. Por 500 novos missionários que possam colaborar com as iniciativas em curso e se envolver com a tarefa ainda inacabada.

Via blog Curiosidades e Culturas - http://curiosidadeseculturas.blogspot.com

Um comentário:

  1. Eu quero fazer parte do projeto amazonas,eu quero sê um missionário . quero mesmo vou deixar meu número
    19982937138

    ResponderExcluir